sexta-feira, 26 de setembro de 2008

3 anos...

Ontem eu completei 3 anos de Europa, de España, de Catalunya, de Barcelona, de Cerdanyola, de UAB.

Três anos é muito tempo, aliás, tempo de mais!!! Vim pra cá uma menina, pequena, recém formada em Biologia, com carinha de nenem, magrinha, fofinha, ingênua... mas a vida no exterior ensina, e ensina mto, faz a gente crescer praticamente de uma hora pra outra.
isso sou eu há 3 anos no meu aniversário

Já não sou uma menina, sou uma mulher, já tenho uns 3 anos ou um pouco mais de licenciatura e um mestrado em didática, já não tenho a carinha de nenem e mto menos estou magrinha, agora sou (ou estou) gorda com cara de mais velha, já não sou ingênua e isso de fofinha... deve ter se perdido no tempo.

eu no mês passado (08/08)

Ontem pra comemorar meus 3 anos dessa vida no exterior eu trabalhei, como tinha que ser! Jornada dupla, como tinha que ser! Saí de casa ás 9h e voltei as 21h, quer dizer, ás 21h saí do trabalho, cheguei em casa ás 22h quase. E pq jornada dupla?? Pq eu preciso sobreviver aqui e mesmo assim, ainda tenho que pedir dinheiro pro meu pai pra me ajudar pq sem isso, era melhor voltar, q não sobraria nem pra comer. Olha! Sobreviver num mundo como esse não é nada fácil, mas nada mesmo! Ainda mais se o mundo que vc está vivendo está fazendo de tudo para que os “intrusos” sejam expulsos, legalmente, claro!

Qualquer estrangeiro na Europa de hj é visto como um invasor, mas eles querem o bem de todos... eles mandam vc de volta pro seu país se vc prometer, jurar, assinar e firmar com sangue de que vc não vai voltar, isso é o que eu chamo de “expulsão legalizada”, vc é um estrangeiro, tem seus papéis para estar aqui, tem autorização para estar aqui, mesmo assim, eles não te querem aqui... e vc acha que estar na Europa é mto legal!! Coitado, vc realmente não sabe o que é estar aqui, e na verdade, nunca vai saber se não tiver a experiencia de viver aqui, e não conta vir passar férias. Por um mês qq lugal é bom, até Roma!

É, isso é um relato de quem já está mto cansada dessa vida européia, de quem já está de saco cheio de ser tratada como intrusa, por mais que vc tente se integrar. Quer ver uma coisa?! De três anos aqui, sabe quantos amigos/as catalãs eu tenho??!! Duas!!! A Gris e a Marta, tem outras duas minas que a gente se fala, mas não sei se posso chamar de amigas...

Bom, 3 anos de mto aprendizado, aprendizado constante, mais que diário, aqui se APRENDE A VIVER como meu pai sempre diz. Nesses três anos aqui eu desenvolvi além da minha capacidade cognitiva, a minha paciencia e a muitas doenças relacionadas ao estressssssssssssssss, além de alguns vários fios de cabelo brancos.

Bom, infelizmente para fazer o resumo desses três anos só me veio as coisas ruins de estar aqui, as coisas boas “desgraciadamente” são secundarias, se bem que ao longo desse blog eu já tenho contado algumas coisas boas de estar aqui. Acho que justamente por isso eu escrevi a realidade dessa vez pq se não fica parecendo que viver na Europa é mto fácil e mto bom.

Algumas amigas e alguns familiares meus sempre achavam que eu era “sortuda” por estar aqui, e de certa forma sou, pq é a realização de um sonho, é a concretização das minhas aspirações profissionais, mas eu acho que se eu soubesse que para isso eu teria que passar por essa realidade, eu teria desistido e quem sabe hj em dia eu não estaria felizmenete trabalhando em uma escola ou em uma universidade, fazendo o que eu realmente gosto de fazer e não guardando DVDs e jornais na biblioteca.
Chega! Cansei de escrever... vou dormir.

E antes de vir morar na Europa, pense duas vezes! Não se iluda só com as boas notícias.

Bjos e até mais.

domingo, 21 de setembro de 2008

Mamãe...

Esse mês tive o grato prazer de ter a minha querida mamãe como visitante na minha humilde casa aqui em Barcelona.

Na verdade ela esteve comigo por pouco tempo, mas de qq jeito foi muito bom tê-la comigo esses dias, me preocupar por ela e cuidar dela (ao ponto da superproteção), coisa um pouco difícil de fazer á 10 mil km de distancia.

Fizemos poucas coisas, passeamos por lugares já conhecidos, compramos mta bugiganga, e outras coisas nem tão bugigangas assim. Comemos em bons restaurantes e outros nem tanto, mas o melhor de tudo, foi a presença dela na minha defesa da tese do mestrado. Como eu já disse, foi um dia muito importante pra mim e tê-la aqui comigo me deu a segurança que eu precisava e a certeza de ter, não só ela, mas como meu pai e toda a minha família me apoiando e me dando a segurança do amor incondicional deles.

Bom mamãe, foi poco tempo, não fiz nem um quinto das coisas que eu queria ter feito com vc, mas só o fato de te ter aqui na minha casa, vivendo um pouquinho da minha vida, já foi extremamente gratificante e importante pra mim.
Obrigada por esse esforço financeiro e de saúde que vc fez para estar comigo.
TE AMO MUITO MAIS QUE MUITO!!!
Bjos do seu doce coco.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Mestrado...

Por fim sou Mestre!!! Antes tarde que mais tarde!
Sou Mestre em Investigação em Didática das Ciências Experimentais pela Universidade Autónoma de Barcelona.

Para chegar até aqui foram 3 anos de muito trabalho, passei por poucas e boas aqui na Espanha, mas finalmente e com um ano de atraso consegui meu título, ah! Esqueci de falar, meu título é de Mestrado Europeu o que significa que é válido em toda a Europa e não só na Espanha, o que dá mais valor no curriculum, bom, pelo menos eu espero... rs.

Resumindo meu trabalho, eu trabalhei com crianças de primeira série do ensino infantil/ primária, ou seja, 6 anos fiz um experimento de colocar a mão suja em um lado da placa de cultivo e a mão limpa do outro lado, mas isso foi o meio da unidade didática, antes eu investiguei as idéias prévias deles sobre a sujeira e os microorganismos, por fim trabalhei as formas de representação que as crianças atribuem aos microbios antes e depois do experimento.


Minha Mãe e minha orientadora - Conxita Márquez

Esse trabalho é de grande importancia para o meio acadêmico por dois motivos principais, 1º tem pouca gente pesquisando as representações gráficas (desenhos) de crianças de primária e 2º porque não existe (pelo menos é o que acho) trabalhos sobre as idéias prévias de microorganismos de crianças dessa idade. Eu pesquisei em três linguas e não achei nenhum trabalho que falesse nisso, se alguém conhece algum, me avisa, preciso dele para ampliar a minha bibliografía.


O meu trabalho foi mto elogiado, a banca era composta por três professores, a minha orientadora, uma especialista em biologia para crianças e o professor responsável pelo programa de mestrado da minha faculdade. Elogiaram a minha capacidade de resolver problemas que tive durante o percurso do trabalho, a forma como eu escrevo “o seu trabalho é de fácil leitura e muito claro”, a qualidade do trabalho que ainda que seja de um ano, se notava a maturidade de três anos vivendo aqui, etc, etc, etc...

Foi um dia muito importante para mim, até a minha mãe veio me ver, além do mais, foi o fechamento oficial de uma etapa que se extendia mais do que devia... o resultado... um EXCELENTE.

Agora, começa a batalha mais dura, o doutorado em si. A minha orientadora acha que em dois anos eu consigo o título, já temos algumas idéias, como vamos trabalhar e com que público, mas agora eu pedi para ela duas semanas de férias mentais, e por sorte ela me concedeu, então a partir do dia 22/09 volto com força total ao trabalho.



Bom, é isso... bjos e obrigada pelos parabéns que eu já recebi :)