Ontem eu completei 3 anos de Europa, de España, de Catalunya, de Barcelona, de Cerdanyola, de UAB.
Três anos é muito tempo, aliás, tempo de mais!!! Vim pra cá uma menina, pequena, recém formada em Biologia, com carinha de nenem, magrinha, fofinha, ingênua... mas a vida no exterior ensina, e ensina mto, faz a gente crescer praticamente de uma hora pra outra.
Já não sou uma menina, sou uma mulher, já tenho uns 3 anos ou um pouco mais de licenciatura e um mestrado em didática, já não tenho a carinha de nenem e mto menos estou magrinha, agora sou (ou estou) gorda com cara de mais velha, já não sou ingênua e isso de fofinha... deve ter se perdido no tempo.
Ontem pra comemorar meus 3 anos dessa vida no exterior eu trabalhei, como tinha que ser! Jornada dupla, como tinha que ser! Saí de casa ás 9h e voltei as 21h, quer dizer, ás 21h saí do trabalho, cheguei em casa ás 22h quase. E pq jornada dupla?? Pq eu preciso sobreviver aqui e mesmo assim, ainda tenho que pedir dinheiro pro meu pai pra me ajudar pq sem isso, era melhor voltar, q não sobraria nem pra comer. Olha! Sobreviver num mundo como esse não é nada fácil, mas nada mesmo! Ainda mais se o mundo que vc está vivendo está fazendo de tudo para que os “intrusos” sejam expulsos, legalmente, claro!
Qualquer estrangeiro na Europa de hj é visto como um invasor, mas eles querem o bem de todos... eles mandam vc de volta pro seu país se vc prometer, jurar, assinar e firmar com sangue de que vc não vai voltar, isso é o que eu chamo de “expulsão legalizada”, vc é um estrangeiro, tem seus papéis para estar aqui, tem autorização para estar aqui, mesmo assim, eles não te querem aqui... e vc acha que estar na Europa é mto legal!! Coitado, vc realmente não sabe o que é estar aqui, e na verdade, nunca vai saber se não tiver a experiencia de viver aqui, e não conta vir passar férias. Por um mês qq lugal é bom, até Roma!
É, isso é um relato de quem já está mto cansada dessa vida européia, de quem já está de saco cheio de ser tratada como intrusa, por mais que vc tente se integrar. Quer ver uma coisa?! De três anos aqui, sabe quantos amigos/as catalãs eu tenho??!! Duas!!! A Gris e a Marta, tem outras duas minas que a gente se fala, mas não sei se posso chamar de amigas...
Bom, 3 anos de mto aprendizado, aprendizado constante, mais que diário, aqui se APRENDE A VIVER como meu pai sempre diz. Nesses três anos aqui eu desenvolvi além da minha capacidade cognitiva, a minha paciencia e a muitas doenças relacionadas ao estressssssssssssssss, além de alguns vários fios de cabelo brancos.
Bom, infelizmente para fazer o resumo desses três anos só me veio as coisas ruins de estar aqui, as coisas boas “desgraciadamente” são secundarias, se bem que ao longo desse blog eu já tenho contado algumas coisas boas de estar aqui. Acho que justamente por isso eu escrevi a realidade dessa vez pq se não fica parecendo que viver na Europa é mto fácil e mto bom.
Algumas amigas e alguns familiares meus sempre achavam que eu era “sortuda” por estar aqui, e de certa forma sou, pq é a realização de um sonho, é a concretização das minhas aspirações profissionais, mas eu acho que se eu soubesse que para isso eu teria que passar por essa realidade, eu teria desistido e quem sabe hj em dia eu não estaria felizmenete trabalhando em uma escola ou em uma universidade, fazendo o que eu realmente gosto de fazer e não guardando DVDs e jornais na biblioteca.
Chega! Cansei de escrever... vou dormir.
E antes de vir morar na Europa, pense duas vezes! Não se iluda só com as boas notícias.
Bjos e até mais.