quinta-feira, 19 de março de 2009

Isso aqui é Catalunya!

Há alguns meses ou quem sabe anos, porém poucos, a Europa está tentando unificar o sistema de educação implementando o Projeto Bolonya... bom, pelo menos é assim que se chama aqui na Catalunya.

Esse projeto implica umas mudanças que pra variar os catalães estão em contra, porque segundo dizem, o tal projeto vai "acabar" com a lingua deles e não está visando as particularidades de cada país.

Bom, eu não entendo muito bem o porque de tanta gente contra e o resto da Europa supostamente a favor, mas eu resolvi contar isso aqui no blog pq meses antes de eu começar toda a "Movida Madrileña" para vir pra Barcelona, eu fui convidada a ir estudar na FIOCRUZ, vc sabe o q é?!

Fundação Osvaldo Cruz situada no Rio de Janeiro, uma das mais importantes na pesquisa sobre a educação para a saúde do Brasil e com certeza a mais importante em pesquisa sobre a doença de Chagas... enfim, uma fundação importantíssima na minha área, tanto em biología como em educação.

Na época a minha mãe falou, "Vc vai pra Espanha mas ou pra qualquer lugar do mundo, menos morar no Rio de Janeiro e trabalhar na FIOCRUZ, vc sabe onde está isso?? Num dos lugares mais perigosos do Rio!!! Eu fico mais tranquila com vc na Espanha que no Rio de Janeiro!"
Enfim... planos abortados e cá estou eu....
E o que tem a ver o cu com as calças??
Vejam os links a baixo que provavelmente vão saber fazer a conexão entre uma história e outra.. ah! e vejam os videos tb.
Só para situar... UB = Universidade de Barcelona e UAB = Universidade Autônoma de Barcelona e UPF = Universidade Pompeu Fabra... eu sou da UAB...
Se buscar no google por "Batalla campal + UB" vcs vão achar mto mais informação sobre isso...
Falô, até mais!

A capital do país!

Finalmente conheci a capital do país!!! Depois de quase 4 anos aqui na Espanha... se bem que... pensando bem... quantos anos eu não morei no Brasil e até hoje não conheço a capital do pais...rs
Bom, voltando... finalmente conheci Madrid!!!

Como descrever essa cidade... humm deixa eu pensar...

É uma cidade pequena em comparação com outras capitais, segundo a Tere, de qualquer jeito, eu achei a cidade pequena, vai ver pq fiquei mais nos pontos turísticos que na cidade em si. Mas olhando no mapa, eu cruzei a cidade andando tranquilamente.

Madrid é cheia de prédios grandiosos, um mais lindo que o outro, uma cidade que desde o meu ponto de vista, é muito rica. A casa dos reis, ou melhor, a antiga casa dos reis é eeennoooorrrrrrrrrrrmeeee! E dá de frente pra uma igreja onde o Príncipe Felipe casou com a plebéia Letizia num dia com uma tremenda chuva... rs

O Príncipe Felipe e a Princesa Letizia têm um papel importante e marcante na minha vida aqui... assim que eu cheguei em Barcelona, poucas semanas depois nasceu a primeira filha deles, a Infanta Leonor, o maior acontecimento na família real desde q eu tinha chegado e todo aquele evento me chamou muito a atenção.

Voltando a Madrid... muitos me diziam que era parecida com São Paulo, e realmente é! Mas tem que ser visto com olhos de morador e não de visitante. A cidade respira trabalho, tem um parque enorme chamado Buen Retiro que é muito parecido com o Ibirapuera, mas com certeza o de Madrid é maior e com mais monumentos, meu! É um parque mto, mto bonito mesmo!! É impressionante o tamanho do parque e dos monumentos que se pode ver lá dentro... eu levei quase 2h30 só pra poder sair do parque e isso porque eu não estava “passeando”, eu estava procurando a saída mais próxima... rs acho que só não bateu o desespero porque tinha muichísima gente lá.

Também passei pelo marco zero da España... de lá começa toda a quilometragem espanhola, embora o ponto esteja um pouco apagado, acho que se pode ver aqui na foto.

Ah! E por falar em foto, a foto do post anterior é no símbolo de Madrid... um urso comendo algo em uma árvore, mas ainda não sei qual é o significado disso.

Não sei o que mais contar... qdo eu lembrar eu coloco aqui...

Falô, bjo tchau!

segunda-feira, 16 de março de 2009

Madrid I


Pensando bem, em tudo o que a gente vê, e vivencia, e ouve e pensa,
não existe uma pessoa certa pra gente.

Existe uma pessoa que, se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada.
Porque a pessoa certa faz tudo certinho.
Chega na hora certa,
Fala as coisas certas,
Faz as coisas certas,
Mas nem sempre a gente está precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.

A pessoa errada te faz perder a cabeça
Fazer loucuras
Perder a hora
Morrer de amor

A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar, que é para na hora que vocês se encontrarem a entrega ser muito mais verdadeira
A pessoa errada é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.

Essa pessoa vai te fazer chorar
Mas uma hora depois vai estar enxugando suas lagrimas

Essa pessoa vai tirar seu sono
Mas vai te dar em troca uma noite de amor inesquecível
Essa pessoa talvez te magoe
E depois te enche de mimos pedindo seu perdão
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado, mas vai estar 100% da vida dela esperando você
Vai estar o tempo todo pensando em você.

A pessoa errada tem que aparecer pra todo mundo porque a vida não é certa

Nada aqui é certo
O que é certo mesmo, é que temos que viver cada momento, cada segundo
Amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo, conseguindo.

E só assim é possível chegar aquele momento do dia em que a gente diz: "Graças a Deus deu tudo certo"

Quando na verdade
Tudo o que Ele quer é que a gente encontre a pessoa errada
Pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito pra gente...
Nossa missão: Compreender o universo de cada ser humano, respeitar as diferenças, brindar as descobertas, buscar a evolução.

Luis Fernando Veríssimo

quarta-feira, 11 de março de 2009

Era só o que faltava...

Enquanto eu estava cuidando da Laïs e preocupada porque o Guna não aparecia no msn, gmail...

Eis que aparece ele, vcs podem ver com seus própios olhos!!!

http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/509001-509500/509329/509329_1.html

Meu Rei, quero um autógrafo!!!

Bjos, Seu Anjo.

PS: Vcs repararam na barra de cima do blog?? O Meu Rei q fez!!! Não tá lindo!!!!!

Mais uma etapa superada...



Ontem eu apresentei o Projeto de Tese do Doutorado.
Não sei como é em outros lugares, no departamento do Guna nem se faz nada, mas no meu, temos que escrever um projeto de no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, porém... a minha orientadora falou “Pra você o mínimo é de 20 páginas”... a mulher é muito exigente!!... Bom, resultado o meu projeto ficou com 26... RS
O projeto de tese é um documento que temos que apresentar na Escola de Pós- graduação contando como pretendemos fazer a tese, em quanto tempo, quais são os referenciais teóricos em que nos basearemos, a metodologia de investigação e de recolhida de dados.
Esse documento é avaliado por uma banca de três professores e a gente tem q defender o projeto publicamente... bom tudo isso no meu departamento de didática das ciências e das matemáticas.
A defesa foi tranqüila... o tribunal (como chamam aqui a banca) criticou o meu marco teórico que faltava uma linha de seguimento, o meu planejamento de tese porque eu falei que no final de 2010 eu quero defender a tese e sugeriu que eu tirasse um dos objetivos porque só com o outro já era suficiente.
Agora com mais essa etapa vencida, saiu um peso das minhas costas... o peso era tanto que ás 22h eu já estava dormindo!!! E acho que só não dormi mais cedo porque tive que trabalhar até ás 19h-20h...
Bom, agora resta discutir muitos pontos, referencias, sessões de aula, análise dos dado, etc, etc, etc...
Falta pouco... rs
Bjos, Ná.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Comitê Científico

Sabe oq??!!!

Estou no comitê científico do VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias… tb conhecido como Congreso Enseñanza de las Ciencias, um dos mais importantes na mina área a nível Ibero-latino Americano.


Muito legal, né?!! Agora sim eu me sinto uma Doutoranda!! Tô muito orgulhosa de mim mesma... rsrs


Mas olha só, nem tente buscar meu nome no site do congresso pq não sai... infelizmente fui “obrigada” a aceitar essa condição... não ser divulgado oficialmente :’( ... Mas tudo bem!


Eu estou revisando e avaliando 30 artigos, a maioria em português e 4 em castellano, todos da minha área, lógico!! Ou seja, da minha área específica dentro da didática: Competências, Educação para a Saúde, primária... e eu acho q só!


É específico de mais, né?! Tb acho! Bom, é isso!


A Laïs acordou, vou lá cuidar dela...


Bjos, Ná.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Algumas novidades...

Quase um mês ausente do blog... Disculpeu si us plau!!
Esse mês foi um mês de mta correria, tinha que fazer o Projeto de Tese, que finalmente terminei e entreguei na segunda, agora tenho que defendê-lo e isso será dia 10 de março, ás 10h hora da España, claro!

Agora deixa eu apresentar a minha princesinha... ou melhor, princesota como eu a chamo... ta bom, ta bom... nossa princesinha Beto e Virginie, não fiquem com ciúmes!!




Essa é a Laïs, a princesinha do mar que eu cuido todo dia de manha. A coisa mais linda é qdo ela acorda, fica me olhando... e de repente abre o maior sorriso lindo, mostrando q ela fica feliz em me ver!!! É tão fofinha!!! Não sei quem baba mais nela, o pai, a mãe ou eu... rs

Qdo eu tiver um pouco mais de tempo eu coloco mais fotos dela aqui... os pap’s dela já me autorizaram... “Menos pelada!!!” disse o Beto... claro né!!! Primeiro, eu nem tenho e nem pretendo tirar foto dela pelada, segundo, foto de mulher pelada tem na Playboy. Eu vou preservar o máximo q eu puder essa pequena.

Bjos, Ná.