terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Callejeros Viajeros en São Paulo

Aqui na Espanha tem um programa chamado Callejeros Viajeros, cuja a tradução literal seria algo como “Ruaceiros Viajantes” o que parece horrível pensando em português, mas tudo bem…

Este programa viaja o mundo todo mostrando as cidades e os espanhois que moram nela… e foi com grande surpresa que ontem no canal Cuatro, pela primeira vez, eu vi um programa tão fiel á realidade do Brasil e mais especificamente de São Paulo.

Realmente foi como se estivesse vivenciando tudo aquilo que já vivi (exceto a parte da favela) desde tierras tan lejanas… por alguns instantes demorei pra me situar e lembrar que eu estava, ou melhor, estou na Espanha e não em SP e que aquilo estava passando á 10mil km de mim e não na esquina de casa.

Alguém pode pensar… até parece, se o programa fala o tempo todo em espanhol, como vc não se deu conta disso?! e aí eu respondo algo que acredito que já falei aqui… o espanhol e o português pra mim são praticamente a mesma lingua, vc pode falar comigo em qq um dos dois q eu não preciso mais pensar pra responder em um ou em outro idioma… interessante esse fato e tb complicado, pq as vezes tenho q escrever em apenas um deles e mtas vezes eu não me dou conta que eu misturei os dois… mas tudo bem… rs

Enfim… quem tiver um tempo (48min) e estiver interessado na visão espanhola da minha querida São Paulo, pode conferir aqui o programa… mas vou avisando que as traduções de mtas coisas ficaram errôneas… tem uma hora que estão pesando uma criança e falam… ela tá com 5 quilos e traduzem… “ella está con 15 kg” rsrsr

Agora teve outra coisa que me surpreendeu… mta gente na rua falando espanhol, bom… alguns portunhol, mas já é um bom começo :-)

Bjos, Ná.

6 comentários:

Unknown disse...

Oi Natasha:-) Sou paulistana d eorigem espanhola(catalana de BCN). Assisti o vídeo e não concordo com vc... Faltou a parte boa do que você chama de "retrato fiel" da nossa cidade.Somente mostraram o lado underground(no sentido mais ruim do termo)da cidade, justamente repetindo o modelo de jornalismo com ´olhar europeu´ preconceituoso, daquele tipo que somente mostram miséria, depravação, pobreza, etc... etc... Onde está o retrato fiel do lado bom da cidade?Do Trianon, dos museus,dos cafés na Pualista, a boemia da Vila Madalena, os bairros mais bonitos e bem estruturados.. o centro velho com o Mercadão que está tão bonito e conservado... Interlagos, os vários parques da cidade, os grandes centros empresariais e de feiras de negócios, a Serra da Cantareira(sim!ela está dentro da cidade), os shoppings vistos por dentro, os grandes hospitais, as grandes universidades, as feiras/encontros de nordestinos na Praça da Sé(o que mostraram sobre a Sé não eram apenas moradores de rua como disseram, mas sim pessoas que vieram de longe e se encontram pra preservar sua cultura e que moram aqui trabalhando duro), a feira dos bolivianos/peruanos no Pari... e tudo de bom que São Paulo tem. |Fiquei surpresa de vc, sendo paulistana tenha considerado o programa um ´retrato fiel´... esse retrato fiel que apresentaram pode ser o ´retrato fiel do lado obscuro ´de qualquer ´megalopolis com disseram no programa. Infelizmente os europeus de maneira geral têm pouquíssimo conhecimento da nossa realidade, são ignorantes e preconceituosos a tudo que está abaixo da linha do Equador. Ouvi um programa de rádio chamado ´nómadas´ sobre São Paulo da rede tve, no qual fizeram um retrato que considerei bem mais fiel e real, pois mostraram ambos os lados- positivo e negativo da nossa cidade. Espero que m´hagis entès, disfruta da BCN:-) Mercedes:-)

Ná, Nata, Natashinha, Nana, Fiona, Moriofe... disse...

Oi Mercedes, acredito que para mostrar uma São Paulo como vc quer é preciso uma série de programas! Em uma hora eles conseguiram compilar tudo que abarca essa grande cidade,e mostraram sim alguns bairros ricos assim como outro pobres... Enfim... cada um tem sua visão da cidade, e ainda que tenham apresentado a torcida do Corinthians, continuo achando que foi um retrato fiel do q se pode apresentar em tão pouco tempo dessa megalópole.

Unknown disse...

Olá Natasha:-)
Primeiro, nada contra oCorinthians:-)) mas sim contra astorcidas de qqr time do mundo que sejam violentas...
Percebe-se claramente que deram muita ênfase ao aspecto ruim da cidade e das pessoas na reportagem- talvez sutilmente-, inclusive mostrando aquela moça espanhola(muito perua na minha opinião) dizendo que NUNCA ANDA DE mETRÔ, pois de carro as pessoas que encontra sáo mais bonitas... argh... que discurso ridículo...:-)Estive aí em 2009, andei muito de Metrô e ônibus com meus pais idosos.. sabe quem se levantáva para dar lugar para que minha mãe sentasse???? Os imigrantes negros! e algumas mulheres- a maioria sul- americanas!E olha que falávamos catalão o tempo todo... -Continuando... o Metrô é o melhor transporte da cidade de SP, por sinal.. (nada comparado às inúmeras linhas existentes em BCN, claro!).E isso a que me referia no início, repete e enfatiza a visão que a maioria dos europeus têm daqui, é isso que quero dizer... Veja(ouça) este programa que comentei anteriormente: http://www.rtve.es/mediateca/audios/20100213/inmenso-so-paulo-nomadas/692264.shtml bem melhor, mais qualidade de produção, na minha opinião.Podiam ter mostrado bairros de trabalhadores comuns, não necessariamente os grandes opostos, mas sim a diversidade real que é característica de SP.Enfim...o que quero dizer é que há de se ter cuidado para não ter 'olhares 'simplistas'em relação à tudo... como por exemplo o que acontece aqui, de pensar que tudo que é europeu é incrivelmente bom...todos os lugares têm seus prós e contras, e é bom ter conhecimento de ambos os aspectos.A propósito, encontrei seu blog fazendo uma busca do programa, para mostrá-lo à minha mãe, que é daí:-)Não deixe de ouvir o link que te mandei neste post e... agasalhe-se bem, curta muito Barcelona, aproveite as coisas boas daí e nunca esqueça o jeitinho afetuoso do povo daqui, beeem diferente do povo daí:-)Una abraçada.Merci per respondre i Adeu:-)

Unknown disse...

Eu de novo... veja o link que encontrei(bem recente):http://www.rtve.es/television/20100308/conocemos-espanoles-mundo-enamorados-salvador-bahia/322740.shtml
Una abraçada:-)

Ná, Nata, Natashinha, Nana, Fiona, Moriofe... disse...

Condordo com vc em mtos aspecto, ainda mais depois de quase 5 anos aqui... isso q todo mundo acha q a Europa é primeiro mundo, é o melhor lugar, é mto questionável! Já vi realidades aqui iguais ou piores que as do Brasil. Morar na Europa nunca encheu meus olhos, pra mim é mais um lugar como outro qualquer com suas vantagens e desvantagens. Embora pensando rapidamente, a única vantagem que eu vejo aqui em relação ao Brasil é a segurança de resto, acredito que o Brasil tem todas as qualidades e defeitos de um grande país como todos os outros, porém lá temos a alegria de viver coisa um pouco rara de se ver na Europa, não que não exista tb. Sobre a mulher purua não andar de metrô... cada um tem sua realidade, essa é a dela... e isso do pessoal se levantar pra idoso, grávidas, enfermos, essa é uma das coisas mais lindas que temos no Brasil, o respeito ao próximo e isso sim, eu nunca vi aqui, exceto de um estrangeiro oferecendo o seu lugar... enfim... si vols podem parlar personalment algun dia d'aquests ...Petons

Anônimo disse...

Eu sou paulistana ,casada com espanhol ,morei 5 anos na Espanha e voltei a morarna minha cidade querida.Adorei o programa e tb acho que foi bastante positivo mostrando as diferenças sociais que são a marca de SP e do Brasil.Mas pela primeira vez foi feita uma reportagem positiva e bastante real...até minha sogra que vive em um "pueblo aragones" adorou e quer conhecer.