segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Fotos e legendas

100_2071100_2072

Dando um beijinho na mamãe

100_2079

Um elefante bêbado tentando pilotar a motoca :-P

100_2032

Muriéndonos de hambre!!!!

 

100_2067

A final onde eu estou??? Na França??

100_2081  

Familia feliz :-) …  Mamãe Frante, filhinho Elefante e papai Eduante…rsrsrsrs

Bjos, Ná.

Coisas inexplicáveis...

Este fim de semana... o que eu fiz nesse finde mesmo?!
 
Bom, entrei pra escrever oq aconteceu no domingo e não lembro oq eu fiz no sábado... deixa eu lembrar... ... ah!!! lembrei!
No sábado a idéia era comprar detergente para a roupa pra isso fomos até o centro comercial La Maquinista... uma desculpa pra comprar detergente do Carrefour q é bom e mto mais barato que os outros e passear... fomos a Fran (que eu não falei dela ainda aqui), o Eduardo meu amigo mexicano e eu... mas essa não é a parte inexplicável da vida.
 
A parte inexplicável é que estivemos com uma familia catalana este finde e em um momento dado da conversa a mulher fala... eu não gosto das novelas brasileiras, não se encaixam na minha sociedade... "se dá demasiado amor a los niños"...
 
:-O
 
Como é que é???????? Damos muito amor pras crianças??? E isso é ruim??? Segundo uma amiga (outra amiga) eles acham q isso é ruim pq deixamos as crianças mto mimadas...
 
Aí vem o pior de tudo... saindo de lá fiz esse mesmo comentário com a minha amiga... e ainda falei... "é... me surpreendi quando estive na França, como as mães tratavam tão carinhosamente os seus filhos" ... ... ... Como é que uma coisa dessas podem me surpreender????
 
Outro fato...
 
Chegou uma mulher nova no doutorado, chilena... a coitada tava mais perdida que cego em tiroteio, como todos nós que acabamos de chegar. Eu que nesses 5 anos recebi mta gente e era a representante dos estudantes sempre fui muito atenciosa e acolhedora pq sei (pq vivi na pele) oq é chegar num país novo, com novos costumes, novas leis e forma mto diferente de tratar as pessoas do que estamos acostumados na latino-américa...
 
Enfim... chegou essa mulher há 2 ou 3 semanas... e eu fui tão fria com ela, tão indiferente... tão catalana... quando me dei conta disso já estava longe... me deu vontade de chorar... só vinha uma frase na minha cabeça... "Como pude me tornar assim??? Quem é essa nova Natasha?!"
 
Esses anos na Catalunya me catalanizaram em mtos aspectos e eu odeio isso!!! Espero que com uma temporada no Brasil eu possa voltar a ser a mesma de sempre, sem essa frieza no meu pobre coraçãozinho ferido.

Bjos, Ná.

domingo, 10 de outubro de 2010

Tiras…

Há muito tempo venho guardando uma tira que quem me conhece vai saber que parece ter sido feita pra mim!!!

calvin... nao sei

Minha mãe vive contando essa história… que eu na quarta-série (naquela época… há anos atrás), nas provas quando não sabia algo respondia sinceramente “Não sei.” ou se não respondia… “Eu acho que…. mas não tenho certeza”… rsrsrsrs imagino a professora, devia dar muita risada quando corrigia as minhas provas. Mas uma coisa ninguém pode falar de mim, eu pelo menos sempre fui honesta! rsrsrsrs

Depois dessa vem outra que eu acabei de ver no UOL pra variar…rs

Dispensa explicações… rs

donamarta102

Ah! para os meus amigos espano-hablantes… TPM: Tensión pré-menstrual… o sea, la mala leche que acompaña la regla, vamos!!! jejejeje

La mujer dice: “ya traigo el anuncio que ando con TPM para que las personas pasen lejos de mí”

Acho que vou confeccionar uma plaquinha dessas pra mim tb! rsrsrs

Bjos, Ná.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Joyeux anniversaire à moi

Hoje… 28 anos… que velha!!!!!

Mas celebrei 3 vezes!!! Uma com o pessoal ontem no kebab que a pesar de falarmos mais tempo sobre política do que sobre meu aniversário, foi mto legal!!! Só estavam meus amigos verdadeiros… faltaram alguns como o Beto, a Vir e a minha filha Laïs, a Ana Carla, a Gris e a Marta, mas tudo bem… eles estavam no meu coração!

Essas são as fotos da festa no kebab, nela estavam: Caro e Mauricio, Edu Mexicano e Edu Brasileiro, Anna e Carlos, Fialho, Natalia (a polaca que mora comigo), Xuão e Grazi.

Hoje no meu trabalho levei umas madalenas de chocolate para comer com o pessoal, e embora eu tivesse pensado em ir ao bar e tomar um café quentinho com as madalenas, não pudemos! Comemos enquanto nos reuníamos e falávamos sobre trabalho :-S, porém como tinha uma despedida do chefe, eles contrataram um catering e o próprio chefe falou que tb estávamos celebrando meu aniversário!!! Assim que essa foi a minha segunda celebração:

Pra terminar a minha celebração, reuni o pessoal do doutorado na Saleta, a nossa sala de trabalho na tese… coloquei alguns enfeites que a mamãe comprou pra mim, mais uma toalha nova do Pato Donald e pronto!!! Festa uma vez mais… porém… a festa com o melhor bolo do universo!!

FLORESTA NEGRAAAAAAAAAAAAAA eeebbbbaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!! que delícia!!!!!

Nessa festa estavam: Meu Dr. Cariño mais lindo do mundo!!! Tb conhecido como Dr. Francisco Rojas, Dr. Pancho…adoro o Pacho!! Não o via desde dezembro! Estava morrendo de saudades dele! Ele agora mora no Chile… então… tb estavam: Marta, Laura, Víctor, Judith, Marco, Atif, Eva

Enfim… esse foi meu dia…

Ontem, ou melhor, já era hj… meia noite daqui da Espanha, as meninas que moram comigo me deram o meu presente… o colar que estou usando com a roupa amarela.

Ganhei um monte de presente, um livro pra chorar (segundo o Edu), um colar do Xuão e da Grazi, uma coisa de origami linda da Ana Carla, e ainda tem mais… presentes prometidos…rs uma surpresa do Pancho que vou ter q esperar a mala dele chegar pra ganhar, doces mexicanos, uma caixa de Garoto do Fialho, um fones para meu ipod da Carol e do Mauri, um presente do Guna pro meu petit e mais surpresas da mamãe e família que vai chegar só semana q vem… Viu que monte!!!!

Gostaria de ter passado o meu aniversário com mais pessoas que não estão aqui, como minha família e outros amigos e pessoas importantes para mim, mas… depois de 5 anos com a mesma sensação de que falta alguém… a gente acaba acostumando e se conformando com as ligações, e-mails e desejos de feliz aniversário via msn ou FB.

Bom, é isso…

Agora terminei!!!

Bjos e vida nova!

Ná.

sábado, 25 de setembro de 2010

5 anys de Catalunya

Hoje, 25 de setembro, completo 5 anos na Catalunha, dentro de alguns dias 28 anos de vida. Sinceramente, espero que seja meu último aniversário aqui.

Hoje… um dia… não sei como dizer, ou melhor nem dizer… mas enfim, um dia com um mix de sentimentos inexplicáveis… que a única coisa que me vem á cabeça é que eu estou começando a odiar esse lugar.

Tudo que eu tinha de mais importante aqui se foi ou está por ir em mto poucos dias. Mtos amigos, mtas pessoas importantes… tanta gente que a gente conhece, vive, convive, transforma um “Hola” em uma amizade e um apoio que não se pode medir… mas de repente, assim quase que de golpe, vc olha pra um lado, olha pra outro, pra cima, pra baixo, em baixo do tapete e puf! Cadê todo mundo?! Como um passe de mágica vc se encontra cada vez mais sozinha, cada vez mais rodeada de gente que não te aporta nada, e os poucos amigos que ficaram, principalmente os brasileiros, estão ironicamente longe…

Meu tempo aqui já passou e o meu objetivo ainda não cumpri. Muitas coisas aconteceram, muitas coisas felizes, outras tantas tristes, algumas que o melhor seria esquecer que passaram e apagar da memória para sempre se fosse possível… e ainda falta um ano…

Hoje estava conversando com um amigo, sobre os nossos sonhos… ele me contou que o dele é ser astronauta e o meu simplesmente ser doutora. Acho que ele está mais próximo do sonho dele que eu do meu. Falta pouco, mais quanto mais perto de acabar, mais longe parece estar o fim e mais difícil fica o caminho… será que eu estou pedindo de mais?! Será que para ser doutora eu realmente tenho que passar por tudo isso?!… Esse mesmo amigo me respondeu… Hj em dia, qualquer um pode ser doutor, mas vc com certeza vai destacar pela sua experiência de vida… tomara que ele esteja certo e principalmente… ojalá no aparezacan más piedras en mi camino, necessito terminar e atingir meu objetivo.

Enfim… é hora de respirar fundo, encher os pulmões de ar, fechar os olhos, pedir a Deus que me ajude, depositar toda minha energia (o pouco que resta dela), dar o meu sprint e por um ponto final nessa história de amor e ódio, num perfeito culebrón mexicano: Natasha – Catalunya.

Bjos, Ná.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Casa nova

Finalmente dou por finalizada a minha mudança e arrumação da casa!!!

Eu me mudei nos primeiros dias de Agosto… a mudança durou uma semana mais ou menos. Por sorte pude contar com a ajuda motora (carro) e mãos de alguns amigos como o Beto e a Vir, o Marco, o Ganso… além de mtas viagens de carros, fiz outras várias a pé… da casa antiga á nova são 15min “costa arriba”.

Tb pude contar com a ajuda moral de pessoas como Guna, Carlos, Anna, Carla, Marta, Montón, Condoya… pessoas que falavam comigo quase que diariamente me dando forças pra iniciar essa nova etapa da minha vida. Não posso esquecer da família e da parte da fiança que o papai me deu, sem ela não sei como faria para pagar.

Bom, vou colocar algumas fotos, mas todas juntas e vcs logo vão se dar conta qdo eu estava me mudando e qdo já estava tudo mudado e arrumado. Tb tem fotos da vista que eu tenho desde a minha janela e da cozinha que eu dominei com as minhas coisas rsrsrsrs

Por enqto eu ainda tô sozinha no apartamento, aqui deve viver umas 4 pessoas contando comigo, acredito que os novos moradores chegaram mês que vem qdo as aulas começarem. Ainda não sei se serão meninos ou meninas… mas enfim, desde que sejam limpinhos, não importa…rs

Eu estou num sexto andar e infelizmente não tem varanda, mas não importa, quase nunca usava a grande varanda que eu tinha antes. Aqui tem suas vantagens como uma pessoa para limpar uma vez por semana (que em agosto não vem já que vcs já sabem que a Espanha pára esse mês por causa das férias), tb tem lavadora de louça e eu não tenho q me preocupar se o apartamento está totalmente ocupado ou não, eu pago só uma quarta parte de tudo, independente se tem gente ou não e isso é um alívio pra mim, menos uma preocupação!

Bom, é isso…

Bjos e obrigada a todos que estiveram ao meu lado.

Ná.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Amar después de amar…

Las chicas de mi barrio llevan 
El sol en la cintura 
Nos hizo quemaduras 
Aquella libertad 


Los chicos de la esquina me preguntan 
Si yo camino sola 
Si necesito ayuda o si soy nueva en la ciudad 
Y yo sigo a mi bola 


En este momento te prometo 
Que en nuestro aniversario 
Aunque ya no nos veamos 
Iremos a bailar 
Para desafiar a todos los que dicen 
Que no será posible 
Amar después de amar 

Si tú me quieres 
Me dejarás volar 
Si tú me quieres 
Me dejarás volar 

Presiento que llega la tormenta 
Y que lo que nos queda 
Será nuestra verdad 
Para desafiar a todos los que piensan 
Que no será posible 
Volvernos a encontrar 
Amar después de amar 

Si tú me quieres 
Me dejarás volar 
Si tú me quieres 
Me dejarás volar 

Pero si tú me quieres 
Me dejarás marchar 
Y algún día podremos 
Volvernos a encontrar 
Y no me harás reproches 

Las chicas de mi barrio llevan 
El sol en la cintura 
Nos hizo quemaduras 
Aquella libertad 
Como ninguna.

Bjos, Ná.

PS: A música se chama “Las chicas de mi barrio” – Amaral.

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz dia dos Pais, Bob Pai!

DSCN4414

Mais um dias dos pais que eu passo longe do meu… infelizmente esse ano a crise é tanta que nem presente pude comprar por Internet… Então pensei… este podia ser meu presente… um presente virtual, mas de coração.

Bob Pai,

Este ano está sendo um ano bastante difícil pra mim, emocionalmente e financeiramente, graças a Deus a saúde continua quase intacta. Queria agradecer por todo seu apoio, seu amor e seu companheirismo em todos esses anos que eu estou longe e principalmente neste último ano.

Obrigada pelas palavras, pelos abraços, por seu sorriso e por acreditar em mim, apesar de eu te falhar uma e outra e outra vez.

Te amo mto!!!

Feliz dia dos pais!!!

Bob filha.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

24EDCE

Por fim!!! Objetivos cumpridos!

Hoje posso dizer que estou EXTREMAMENTE cansada! Isso de passar de congresso em congresso é mto pra mim. Se pensa muito, se aprende mto, se discute mto e isso cansa mto e o pior que é aquele tipo de cansaço mental que é mto difícil descansar, nem dormindo se resolve o problema como se fosse um cansaço físico.

Como disse em no post anterior o EDCE é um dos, ou até mesmo, o congresso (ainda que se chame “Encontro”) mais importante a nível nacional (España). Nele se encontram alguns dos referentes teórico espanhóis, porém nessa edição foram poucos os que participaram.

Aliás todos nós da grande comitiva da UAB saímos um pouco decepcionados… pouca gente, poucos trabalhos e de qualidade duvidável… também é certo que, como comentávamos, a Autónoma tem outro estilo de trabalho, somos mto mais pesquisadores que professores por dizer de alguma maneira.

P7210002

Exceto o mané de trás, todos os que estamos na foto somos da UAB de dois grupos de pesquisa diferentes… o LIEC: Carolina (minha amiga argentina), Rosa Mª Pujol, Digna Couso (que me trouxe o meu único ovo de páscoa desse ano mandado pela mamãe), Anama, Begonya e eu. Do Complex: Josep Bonil, Esther, Marta Soler e Genina. Essa ordem não segue a ordem de pessoas da foto ao lado. No total fomos 10 pessoas da UAB.

O Encontro foi numa cidadezinha minúscula chamada Baeza, mto bonitinha… medieval. O local do congresso era lindo! Tudo mto antigo por fora com uma infra-estrutura excelente por dentro.

Mto bem organizado embora quase nunca cumprimos os horários, as discussões se prolongavam eternamente e isso atrasava uma coisa e outra e outra… mas mesmo assim não vejo isso como um fator negativo.

A minha apresentação foi num auditório enorme, mas não tinha tanta gente escutando e só me fizeram uma pergunta, ainda que ao finalizar tudo mtas pessoas vieram felicitar-me.

DSCN5819 P7220063

P7220065

Como é típico nos congressos daqui, eles nos levaram pra passear em outra cidade com guia, grupo de dança e tudo mais que se tem direito… Nós fomos á Úbeda a perdernos en los cerros de Úbeda (que nunca existiram). Aqui estão algumas fotos de lá:

Esse congresso teve outro lado ruim… “lo he pasado muy mal” aquí só se come coisa com peixe ou frutos do mar… tá louco!!! E nem é cidade costeira! Nem em Barcelona é assim… enfim, ainda bem que não vim morar aqui, pq se não ia ter que dar a razão ao meu pai qdo ele dizia… “e vc vai comer o que lá se só se come peixe na Espanha?!” Pois é Bob Pai, aqui só se come peixe… ainda bem que tinha Kebab pra salvar a minha vida, se não, morria de fome. Sorte que Barcelona tem mais opções….rs

Uma vez mais esse tipo de evento serviu para fazer novos amigos, novos contatos e reencontrar amigos de outros congressos e que estiveram de passagem pela UAB como:

P7210003 DSCN5804

P7210024

Jaume: Adoro esse cara!!! Juan Carlos: “rei de Espanha” um amigo novo q passou pela UAB. Ruth e Bego, novas amigas.

Outro reencontro que infelizmente não tem foto é com um professor que eu achava que tinha conhecido no ERIDOB…rs Bom, eu o conheci lá, mas ele me conheceu em outro congresso, o que eu fui no ano passado em Castelo Branco – Portugal. O engraçado foi que mais uma vez eu com esse meu jeito de… não sei quem vc é e te trato como igual, em Braga, no jantar de gala o grupo folclórico que nos convidou a dançar e eu estava com duas câmeras na mão e não podia dançar assim… aí olhei pra pessoa q estava mais perto e falei… “vc vai dançar?” e o cara… “não!” aí eu falei… “então tá, segura isso pra mim!” larguei as câmeras na mão dele e fui…rs Bom, já sabia q ele era português, aí foi mais fácil pedir isso… Aíiiii voltando a Baeza… encontro com esse cara… resulta que ele é um profe desses importantes que todo mundo conhece menos eu rsrsrsrrsrs

Enfim… tentando reverter a minha imagem fui me despedir dele… “Foi um prazer te conhecer e te encontrar aqui de novo, blá blá, blá… espero poder encontrar-te nos próximos congressos, adorei seu trabalho, se puder colaborar estaria encantada… etc…etc… etc…” Aí vem ele e me diz… “Mas já nos conhecíamos antes… eu já tinha te visto em outro congresso em Portugal…” e eu… “sério?! Não lembro de vc…” pronto! estraguei tudo de novo rsrsrsrsr

Esse profe deve pensar… essa mina é louca! rsrsrsrsr

Lado bom da história?! Ele lembra de mim :-)

Bom, estou no aeroporto de Granada, já está chegando a nossa hora de viajar… então… até a próxima pessoal!!

Bjos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

ERIDOB

DSCN5538

Por fim chegando a Barcelona, estou escrevendo esse post no avião…

Um dos congressos mais importantes em Didática da Biologia… só High Society da Didática e eu. Foram 158 artigos aprovados, entre eles 6 do Brasil, porém o meu conta como se eu fosse da Espanha, já q o meu “PhD” é lá, ou aqui… vai saber por onde estamos sobrevoando agora…

O congresso todo em inglês onde eu tive a oportunidade de praticar meu precário inglês e aprimorar meu italiano… capiche?!

Entre diversos contatos feitos conheci duas italianas, uma austríaca, um cara da África do Sul, uns poucos jovens holandeses, um cara da Tunísia… enfim.. um monte de gente do mundo todo. Ah! sem contar no fortalecimento de contatos antigos e inclusive brasileiros que tive a grata oportunidade de reencontrar nesse congresso.

DSCN5519 Minha apresentação foi um fiasco… pra começar nem sabia q tinha q apresentar, em nenhum dos “milhões” de congressos que eu fui se apresentava o pôster como se fosse uma apresentação oral em que todo mundo fica te olhando, mas enfim… foi.. ou melhor, foram… pq tivemos que apresentar duas vezes. A primeira com o meu super inglês e o nervosismo foi péssima, já a segunda só foi ruim…. mas no final das contas nem me importei mto porque…

Acabaram as apresentações, algumas pessoas se aproximavam pra conhecer melhor meu trabalho, graças a Deus a maioria falava espanhol ou português… (pronto! já estou em terra), mas mesmo com as que falavam em inglês eu pude conversar sobre ele. Entre os interessados apareceu um cara que eu tô começando a achar q era um anjo pq nunca mais o vi no congresso, ou o que ele falou era mesmo verdade.

Respondendo o pq acima... Esse cara se aproximou e falou, vim conhecer melhor seu trabalho, estive lendo seus artigos e como vc disse no artigo tal eu estou de acordo com vc sobre isso, e no outro artigo sobre aquilo outro…. (não lembro exatamente oq era)… nisso eu me impressionei, né?! Tem gente que lê meus trabalhos e não é nem a minha orientadora, nem a Marta, nem os avaliadores!!! Uau!!! Aí eu tive que saber por onde ou de onde ele conheceu meu trabalho, então ele disse que uma amiga tinha visto uma apresentação minha, mostrou pra ele e ele gostou tanto que foi atrás de outros, se inspirou neles para fazer uma parte da tese de doutorado dele!

DSCN5512Comitiva UAB em Braga, Portugal – ERIDOB 2010

Aí chegou um momento que eu falei, me dá seu e-mail q eu te mando a minha tese do mestrado assim vc poderá ter acesso a todas a informações sobre esse primeiro trabalho e tb te envio sobre esse que estou apresentando agora (que é parte da tese de doc)… aí eu falei, seu e-mail tá aqui nos proceedings, né?! E ele…não, eu não vim apresentar trabalho, eu só vim ver o seu mesmo :-O

Como é que pode?! Será que tô ficando importante?! Já tenho um fã e não é minha mãe, nem meu pai!!! rs… Por isso q eu acho q o cara era um anjo, veio, encheu meu ego e desapareceu! rsrsrsr Bom, além de encher meu ego tb me deu um retorno de todo esse esforço, trabalho, suor e lágrimas que eu tenho dedicado nesses últimos 5 anos.

A história sobre o ERIDOB é longa, vou contar por partes senão ninguém lê até o final…

Fim da primeira parte!

DSCN5561Adivinha qual é a minha?!

Bjos, Ná.

ERIDOB 2ª Parte

Estou a caminho de Barcelona, no ônibus aproveitando enqto não acaba a bateria do meu pequeno Petit, como já terminei a apresentação do congresso de depois de amanha, eu aproveito o tempo para contar mais sobre o ERIDOB.

Então… (os paulistas como eu sempre começam uma frase com “então”)… como disse no post anterior nesse congresso só estava a Alta sociedade da Didática da Biologia, 99% pessoas maiores já.. 1% devia ter menos de 30 anos, todos doutores ou quase doutores, os chamados “PhD student”.

DSCN5505

Estive conversando com um cara da Tunísia (professor doutor e etc) comentando que nesse congresso só tinha a “Alta Sociedade e eu” e ele falou… pq esse “e vc”?? Aí eu falei… pq não sou ninguém ainda… só tô começando, aí ele falou… nada disso! Se o seu trabalho foi um dos poucos aceitos é pq vc tb faz parte da Alta Sociedade!… acho que ele tava me cantando….rs

Mas de qualquer forma eu acho que ele estava certo pq eu realmente não vi nenhum trabalho q estivesse mais ou menos, todos estavam bons ou mto bons. Outro fato de satisfação pessoal.

Bom, durante todo o congresso conheci mta gente e espero de uma maneira ou de outra manter contato nem que seja a base de google translate. As italianas foram mto simpáticas, eu pedi pra elas falarem comigo em italiano e eu improvisava o meu, aí aprendi um pouco mais.

Sobre os aprendizados nesse congresso, além do italiano e do inglês tb aprendi que já existe o Office 2010!!! Vc sabia?! Nem a Marta nem eu sabíamos…rs Também aprendi que é importante ter um bom nome por trás de vc, ou seja seu orientador, isso facilita mto mais as coisas pra vc… infelizmente no meio europeu internacional, não é meu caso… porém nacionalmente, contando minhas duas nações, Brasil e Espanha minha orientadora tem grande renome como já foi comprovado no Enseñanza.

Digo isso da orientação pq reencontramos duas amigas de Santiago de Compostela que tem uma grande orientadora conhecida internacionalmente, mas que nacionalmente (Espanha) não é tanto, que só pelo fato de serem orientadas por ela, o tratamento e as pessoas que elas conheciam já era diferenciado, mas nao estou tirando o mérito delas, de forma alguma, só estou dizendo q elas já estão em um nível mto maior que a Marta e eu, por exemplo, em termos de artigos, publicações em revistas e etc por terem por trás um grande nome.

DSCN5663 Na foto: Daniela (uma das italianas), Bea e Blanca (de Santiago de Compostela) e Erika a austríaca que falava espanhol que se tornou minha nova amiga.

Chega… estou chegando no Arco do Triunfo em Barcelona…. Vou desligar e depois continuo contando…

Fim da segunda parte! A terceira ficará para outro dia…

Bjos, Ná.

sábado, 10 de julho de 2010

Propera Parada

La meva propera parada es Braga, Portugal.

Nas próximas semanas estarei viajando por aí com a minha nova profissão… Congressista…rs

O que eu quero dizer é que vou á dois congressos nessas semanas… o primeiro é um dos mais importantes da minha área e também bastante específico… se chama ERIDOB - European Researchers in Didactics of Biology  que este ano será em Braga, Portugal… a cidade onde mora o meu amigo Alf que eu fui visitar no ano passado. Aproveitarei o fim de semana pra passear com ele de novo, na segunda volto e viajo de novo na terça e dessa vez vou ao 24EDCE - XXIV Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales que será em Baeza, Jaén – Espanha.

Claro que eu vou á esses congressos para apresentar trabalho, partes da minha tese em busca da aprovação da comunidade científica. No ERIDOB vou apresentar meu primeiro trabalho em inglês, traduzido pela mamãe, claro! Obrigada velha!

Foto0120

Esse é o pôster que eu vou apresentar em Portugal. Nele eu apresento duas partes bastante resumidas da minha tese. De fundo, quem ainda não se deu conta tem uma fotografia de um Streptococcus mutants, uma das bactérias que causa a cáries já que essa é a base da minha tese… Espero que algum biólogo se dê conta, pq deu um trabalhão achar uma fotografia de boa resolução…rs

No EDCE eu vou apresentar outra parte da tese, mas como dessa vez é na modalidade “comunicação oral” eu não tenho foto pra colocar… vou pedir pra Pipitone (minha amiga argentina com sobrenome italiano) pra tirar uma foto minha quando eu estiver apresentando, aí depois eu coloco aqui no blog.

Em breve coloco os links para que possam ler meus artigos… se é que alguém lê…rs

Bom é isso… tenho que continuar a análise dos meus dados.

Bjos, Tia Ná.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Doutorado...

Me he reído tanto con este video!!! Esto es "hacerse doctor" rsrsrsrsrs



Algún día me haré doctor...

Me hago doctor!

Por fin soy un licenciado,
lo tengo que celebrar.
La carrera se ha acabado,
estaba harto de estudiar.

Pero el tema está muy feo,
en el mundo laboral.
Y a falta de un buen empleo,
la tesis no está tan mal.

¡Me hago doctor!
¡Me hago doctor!
Teniendo en cuenta la situación es un mal menor.
Me quedo en la universidad,
no cambio ni de facultad.
Lo tengo claro (es esto o el paro), ¡me hago doctor!

Estudia bien tus opciones,
serías un buen comercial.
O prepara oposiciones
(tu horario sería ideal).

Todo eso es muy complicado,
se lo dejo a los demás.
Niño, tú eres retrasado.
Madre, no me insista más.

¡Me hago doctor!
¡Me hago doctor!
Cobraré poco, pero mamá, robar es peor.
Sólo hay ventajas, ¿no lo ves?
Tendré libre un domingo al mes
Me dan taquilla, y hasta una silla, ¡me hago doctor!

¡Me hago doctor!
No sé de ciencia, pero en paciencia soy el mejor.
Y si me quieren explotar
lo aceptaré sin rechistar.
Soy mal docente, pero obediente, ¡me hago doctor!

Y si ahora la crisis sigue a peor y crea un conflicto internacional
y estallan las bombas, reina el terror, ¡tercera guerra mundial!

Y al final mueren todos menos yo en el consiguiente horror nuclear
podría ser entonces que a lo mejor ¡tenga plaza titular!

¡Me hago doctor!
¡Me hago doctor!
Voy a perder salud y dinero pero no amor.
Lo que me falte en vocación,
me sobrará en resignación.
Siempre es mejor que ser violador, ¡yo me hago doctor!

Son sólo seis años de desengaños, ¡me hago doctor!
Y aunque más tarde me saldrá caro
hoy tengo que pasar por el aro.
Lo tengo claro (es esto o el paro), ¡me hago doctoooooooooooooooor!

terça-feira, 6 de julho de 2010

Campanha

Devido ao meu grau elevado de escolaridade, acredito que meu pequeno "Petit" já não suporta tanto conhecimento e está na hora de trocar por algo melhor, mais bonito, mais moderno... aliás... muitíssimo mais bonito, lindo! Roxo! A perfeição em computador!!!





Então a partir de hj lanço uma campanha... meu niver está chegando (ainda faltam alguns meses) e o novo membro da familia tb... Previsto para ser lançado em agosto/ setembro, ele ainda estará quentinho pra o meu niver em outubro...

A campanha consiste no seguinte... me ajudar a arrecadar dindin para o meu presente de aniversário... alguém quer participar?

É só falar... qq quantidade é bem vinda :-)

Ele deve ser vendido num valor entre 279 e 299€...

Tô falando sério, hein! Não é brincadeira!!!

Ele já tem um nome... se chamará Violet... em francês

Bjos, espero respostas...

Ná.

domingo, 27 de junho de 2010

Propaganda para o Brasil

Numa estação de metrô em Barcelona no mês de Maio desse ano…

Foto0084

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Por fim começa o verão!!!

E pra começar bem o verão, nada melhor q com um bebe novo na familia...

Bem vindo Guilerrrrrrme!! Mta saúde pra vc bebe da titia!

Bjos, Tia Ná.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Concorde

Que verdad, que triste realidad  
surgió de la nada  
y se alza ante mí  
me siento pequeña  
pero nunca mas confiada

Como fue? Que tal la sensación?  
de ver como ardían por ti  
mis manos en el fuego?  
ya nada será igual  
es el final de la inocencia

ya no verás volar el Concorde  
sobre nuestras cabezas 

Iba a hacer una canción cruel  
escrita en tu honor  
que sacara de mi este veneno  
pero en un sueño vi  
tu alma destrozada  
y al despertar llore  
porque una vez creí ser tu hermana 

Ya nada será igual  
es el final de la inocencia  
ya no veras volar el Concorde  
sobre nuestras cabezas  
ya no verás volar el Concorde  
sobre nuestras cabezas.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Alho e água

Uma das coisas que eu aprendi recentemente aqui e que é realmente muito útil é que toda dor se cura a base de alho e água… mas não no Brasil já que em português não tem sentido… mas como aqui se fala, entre outras linguas, o castelhano… aí sim serve….

Uma amiga num dia de coceira intensa sem ter mais nada que fazer me disse… isso só cura com “Ajo y agua”, e eu pensei, mas não falei nada… como é?! Alho e água?? Será que tem q fazer uma espécie de chá de alho e passar essa água no local?!

Então diante de tamanha dúvida resolvi perguntar… “Pero ¿cómo?” (Mas… como?) ela então olha pra mim e ri com uma cara ainda de agonia por causa da maldita coceira e responde… “A joderse y a aguantarse!” então pensei e falei… “Joder! Es genial esta frase!!!” (melhor não traduzir… rs)

“A joderse y a aguantarse”

Putz grila, nunca vi frase mais certa!

Tem tantas coisas e principalmente dores na vida que não podemos fazer absolutamente nada que temos apenas que se fude e aguentar… ultimamente passei por duas dessas e cada hora que lembrava da frase, de certo modo aliviava a minha dor… rs

Então é isso aí… “Ajo y agua”!

Bjos, desaparecida Ná.